2.28.2010

Desenvolvimento X Sustentabilidade

O planeta se movimenta a todo vapor, e por muito tempo o desenvolvimento cresceu sozinho, sem levar em conta as conseqüências provocadas no meio ambiente. Contudo nos últimos anos essa questão surgiu como protagonista e dúvidas começam a surgir: é possível existir um desenvolvimento sustentável?

Existe uma relação entre os problemas ambientais e as condições econômicas de desenvolvimento, tão verdade é que em 1992, ocorreu a ECO 92, uma conferência onde várias nações discutiram sobre isso. A partir da revolução industrial, mercadorias foram produzidas em um ritmo muito acelerado e proporcionalmente, resíduos desses processos foram eliminados (como os gases estufa) e materiais foram retirados (como a madeira) na natureza. Entretanto, já possuímos tecnologias suficientes para tratar esses resíduos e reduzir bastante o impacto que a indústria causa no meio ambiente.

Os mais radicais dizem que não existe sustentabilidade junto com desenvolvimento, pois isso fragiliza a economia, já que o dinheiro que seria gasto em mais mercadorias será desviado para pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias que amenizem os problemas criados pela industrialização. Alguns, dizem ainda que na verdade todos esses fenômenos naturais exagerados fazem parte de um ciclo terrestre e em nada tem a ver com a ação do homem.

A sustentabilidade nada mais é que um investimento a longo prazo. Empregos serão criados em centros de pesquisa e aplicações de tecnologias sustentáveis, logo haverá maior circulação de capital na economia e paralelamente a natureza será preservada, pois a eliminação de poluentes diminuirá consideravelmente e o que for retirado de matéria-prima será reposto.

Assim, como na maioria das vezes, foi preciso chegar ao limite para lembrarmos de que a natureza também necessita de cuidados, já dizia Albert Einstein: "No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.".

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog